Pequenas empresas descobrem como se destacar nas mídias sociais

29/08/2011 às 12:34 | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário
Pequenas empresas descobrem como se destacar nas mídias sociais
O marketing digital é uma realidade de grande parte do mundo corporativo nacional. É o que aponta a pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing (www.mundodomarketing.com.br) em parceria com a TNS Research International. De acordo com o estudo, 90% das empresas – nacionais ou multinacionais – realizam ações de marketing no ambiente online.

O levantamento entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas dos setores de serviços, varejo, agências de publicidade, bens de consumo, consultorias, agências digitais e bens duráveis. A maioria das companhias é brasileira (85%), sendo 54% de pequeno porte, com até 99 funcionários. Embora o email marketing ainda seja a prática mais comum (80%), as mídias sociais aparecem com grande destaque (67%). Destes, a grande maioria (92%) prefere o Twitter. Já 69% estão presentes no Facebook, enquanto 58% mantêm contato com os consumidores por meio do Orkut

Em razão dessa crescente demanda envolvendo micro, pequenas e médias empresas e o marketing digital, o jornalista Denis Zanini, especializado em marketing digital, abriu o curso “Como Destacar Sua Empresa nas Mídias Sociais” (www.suaempresanasmidiassociais.com.br). “Há um imenso potencial a ser explorado por corporações com este perfil. As mídias sociais democratizaram a geração de conteúdo e sua disseminação, permitindo com que companhias pudessem se relacionar com clientes de outras formas que não fossem as mídias tradicionais.

Entres os exemplos, Zanini cita pizzarias que recebem pedidos via Twitter (@mestredapizza), estabelecimentos que premiam quem mais dá check in no Foursquare (Spoletto), empresas alimentícias que fornecem vouchers de degustação de doces para quem curtir sua página do Facebook (Açúcar União), até cases internacionais, como da KLM, companhia aérea que dava um brinde surpresa para quem tuitava sobre ela no aeroporto, ou do filme O Último Exorcismo, que usava o ChatRoulette para pregar sustos nos internautas e promover o lançamento do longa-metragem.

“As possibilidades são ilimitadas. Mas para isso a empresa precisa ter um planejamento estratégico bem definido, saber o que falar e com quem falar, escolhendo muito bem as ferramentas e os profissionais envolvidos. Mídias sociais são vias de mão dupla complexas, que não devem ser gerenciadas pelo estagiário”, alerta.

Sobre tendências, o especialista aposta no crescimento do mobile marketing. “Já temos mais de um celular por habitante e o mercado de tablets está em franca expansão. A vantagem é que os devices móveis estão 24 horas com o cliente. Só que a comunicação não pode ser invasiva. Por isso, os aplicativos, como jogos e guias, são uma alternativa inteligente”.

Portal Making Of 24.08.11

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado pelo comentário. Logo entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: